A Origem - Dan Brown

Atualizado: 11 de out. de 2021

O livro que discute a origem e o fim da humanidade!

Avaliação: 4.5/5 ⭐⭐⭐⭐


Resumo geral:

O livro conta a jornada de Robert Langdon e Ambra Vidal, respectivamente Professor de símbolos e códigos na universidade de Harvard e Diretora do museu Guggenheim de Bilbao, também futura noiva do príncipe Julian, da Espanha. Essa emocionante e perigosa jornada tem por objetivo revelar um grande segredo descoberto pelo futurólogo Edmond Kirsch, o qual respondeu as perguntas “de onde viemos?” e “para onde vamos?”, que ronda a mente da humanidade a séculos.


Opinião pessoal:

O livro te prende desde o início, em especial pela curiosidade sobre essa grande descoberta que revela as principais perguntas sobre a vida: o princípio e o fim. O homem criou diversos mitos e religiões buscando o sentido para sua vida, e a descoberta de Kirsch promete anular as religiões para vigorar a ciência. Na verdade, a descoberta de Kirsch, ainda que explique a origem do DNA e, assim, da vida, não anula a existência de uma força maior. Se as leis da física são a resposta, quais são as origens dessas leis? por mais que se busque respostas, sempre haverá a pergunta sobre suas origens e o pontapé inicial e, por isso, a religião continuará presente, ainda que com mais dificuldades e novos argumentos.


De longe, uma das coisas que mais me impressionou foi fato de a narrativa nutrir uma aversão ao bispo Valdespino e, no final, fazer o leitor amolecer com seu romance e sua morte. Surpreendente final para o personagem menos querido ao longo da trama.


Outro ponto interessante da peculiar escrita de Dan Brown é sua grande expressividade e detalhismo em relação aos lugares e artistas que agregaram e construíram a cultura e arquitetura espanhola, em destaque as obras de Gaudí. É muito estimulante, diversas vezes pesquisei os lugares abordados e a vontade de conhecê-los se tornou maior a cada minuciosa descrição. Apesar disso, a ansiedade para entender qual é a grande descoberta deixa o leitor atônito e apressado, as vezes até frustrado ao ler parágrafos e parágrafos descritivos.


É um livro interessante e a veracidade das teorias, obras e informações que apresenta nos deixa ainda mais imersos nessa nova aventura do professor Robert Langdon. Me contem o que vocês acharam do livro nos comentários!

6 visualizações0 comentário