Assisti a saga Star Wars pela primeira vez!

Veja as considerações de uma adolescente geração z ao assistir o clássico do cinema e da cultura nerd mais de 40 anos depois de seu início!

Eu sempre quis assistir Star Wars. Mas meu receio pelo número de filmes, e também a indecisão sobre como começar me atrasaram em alguns anos, desde que meu interesse surgiu. Já adianto que estou acompanhando a saga na ordem de lançamento, pois quero ter a mesma experiência que o público teve enquanto os filmes eram lançados. Assim, assisti os episódios IV, V e VI para depois assistir o I, II, III, VII e, a partir daí, os episódios seguem em ordem crescente. Parece confuso, né? existem várias formas de assistir aos filmes, e disponibilizo aqui o site o qual tomei por referência:<https://observatoriodocinema.uol.com.br/artigos/2017/12/star-wars-onde-os-ultimos-jedi-se-encaixa-na-cronologia-entenda-a-ordem-certa-dos-filmes>

Escolha a melhor maneira que encontrar e divirta-se!


Sem mais delongas, aqui começo minhas opiniões sobre o primeiro filme

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977) (4/5⭐⭐⭐⭐)


gif

Sinopse: O Império governa a galáxia instaurando o caos e a violência, mas um pequeno grupo de rebeldes age contra a mão de ferro, e roubam planos super secretos sobre a Estrela da Morte, uma arma em construção para aumentar o poder do Império sobre todos os povos. A princesa Leia, líder do grupo, transmite um pedido de socorro que foi interceptado por Luke Skywalker, que se alia ao grupo e, junto de Obi-Wan, Han Solo, Chewbacca e seus androids R2 e C3PO, embarcam numa aventura contra o Imperador e seu braço direito Darth Vader.


gif

Para começar, não posso julgar aqui a atuação, efeitos especiais e os diversos mecanismos necessários para a construção da obra com o parâmetro que temos em 2021... Então se você pretende assistir os filmes tão tardiamente como eu, tenha em mente que a qualidade diz respeito à época que a obra foi criada! O primeiro ponto que gostaria de falar aqui é o fato da princesa Leia ser uma personagem ativa e de muita relevância na batalha contra o Império. Pelos padrões da época, esperava uma personagem feminina fragilizada que dá suporte ao homem e precisa sempre ser salva, mas de cara já senti um orgulho ao ver que ia à frente da batalha e liderava o grupo de rebeldes de forma destemida e corajosa!


gif

Outra coisa que me deixou um pouco intrigada foi a relação de Luke com seus tios. O jovem não conhecia a história de seu pai, e era criado pelos tios numa fazenda, esperando o momento para seguir seu sonho de ingressar na Academia. Então, após seu encontro com Obi-Wan, percebeu que sua casa havia sido invadida pela tropa imperial e que seus tios foram assassinados. Pelo menos para este filme, entendo que os tios de Luke não eram tão importantes no desenrolar da trama, mas poderia ser um pouco mais emotivo e trabalhado o fato da perda de seus tios, aqueles que o acolheram e criaram, tenha sido o estopim para sua decisão de se tornar um Jedi tal como seu pai. Enquanto assistia, senti uma falta daquela emoção que existe quando algum familiar muito próximo morre, não só na cena exata mas também por conta do restante do filme, já que Luke seguiu em frente facilmente e não citou em nenhum momento seus tios. Alias, dá para perceber que a perda de Obi-Wan, já no final do filme, foi mais impactante e dolorosa para ele. No meu ponto de vista, ou o protagonista deveria ser mais apegado e demonstrar isso ao longo da trama ou os tios talvez não deveriam ter sido assassinados, poderiam prosseguir vivos e manter o fato de que Luke desejava, mais que tudo, conhecer e se inspirar na história de seu pai.


O filme é muito emocionante, cheio de aventuras, batalhas, descobertas avassaladoras e ótimos momentos descontraídos. O último se dá muito por conta da presença dos androids R2 e C3PO e também a presença de Han Solo e Chewbacca. Inicialmente, senti um clima que, futuramente, ocasionaria um romance entre a princesa Leia e o Luke, mas vou discutir esse tema nas analises dos próximos filmes! Eu fiquei impressionada com o filme pois imagino a euforia de quem assistia uma trama tão diferenciada do que se via na época, algo realmente inovador e que, ao mesmo tempo, traz uma semelhança com a realidade, vide a representação do Império como uma forma autoritária de controle e imposição de normas na galáxia, e também a perseguição de seus opositores, dentre tantas outras coisas que você pode debater aqui nos comentários depois que assistir!


Star Wars foi criado por George Lucas, famoso também pela criação da franquia Indiana Jones. O filme é muito marcante, por ser o inicio de uma longa e muito famosa saga e também pela sua qualidade. Todos os filmes e animações do universo estão disponíveis no Disney+. Estou ansiosa para voltar aqui e falar sobre os próximos filmes!




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo