Batman no ENEM

Atualizado: 11 de out. de 2021

Aqui vai um Top 3 maneiras para usar e abusar do Batverso na sua dissertação!




1. Coringa


Que tal usar um dos maiores vilões do cinema na sua redação?


Em temas relacionados à SAÚDE MENTAL, citar o coringa como repertório é realmente uma carta coringa! hahaha

Hoje em dia, a questão da saúde mental ainda possui diversos estigmas e tabus, muitas vezes não é considerada como um problema pela sociedade, mas como frescura, o que só torna a questão ainda mais complicada.

No filme Coringa (2019), assistimos minuciosamente cada fato e acontecimento que levam ao nascimento de um vilão, o qual é decorrente de problemas psicológicos fomentados pela escassez de investimentos estatais na área da saúde e suporte psicológico, isso em conjunto com a falta de empatia e mobilização social. Por isso, Arthur Fleck é o candidato perfeito para esse tema!



2. Prisões de Gotham



Em temas relacionados ao SISTEMA CARCERÁRIO, é interessante citar as prisões de Gotham City, já que vilões do universo fogem delas constantemente. Isso apresenta uma falha estrutural no sistema carcerário de Gotham e a insuficiência dos agentes em promover a segurança pública. Também é possível citar a falha na ressocialização dos vilões da cidade, já que todos entram e saem da mesma forma, ou piores.



3. Batman


Por último, nosso queridinho milionário!


Na temática de JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS super encaixa! Vejamos:

No universo do Batman, o ciclo da violência é explícito, inclusive fomentado pelo justiceiro. Como descobrimos no top 2 sobre a ineficiência das prisões de Gotham, o próprio Batman, e também outros justiceiros, são a consequência desse sistema. E como não ficar ao lado dos mocinhos enquanto eles tentam limpar a cidade da maldade e do crime?


Ok, mas qual a relação com a realidade em que vivemos?

Atualmente, a sociedade é assolada pelo sentimento vingativo perante a falta de impunidade de criminosos, consequência da problemática da justiça aplicada pelo Estado, quem nem sempre é cega. Isso faz com que o indivíduo acredite que somente ele poderá resolver a situação, gerando novos crimes para vingar outros, já que agentes governamentais falharam na aplicação da justiça.



Com essas dicas ficou muito mais interessante fazer uma redação, né?!










40 visualizações0 comentário